Como reconhecer os golpes das falsas vagas de emprego?

Por Wladimir Martins, presidente da ABRH – BA.

Atualmente, muitas vagas são oferecidas no mercado de trabalho, tornando-se uma fonte de subsídios para os golpistas de plantão. Como então estar preparado para reconhecer uma vaga falsa? Como não cair e ser vítima deste tipo de golpe?

A seguir, você conhecerá os meios mais comuns utilizados pelos golpistas e principalmente como estar preparado para reconhecer a falsidade instalada nos bastidores das ofertas de vagas.

Um contato imediatamente após a candidatura à vaga

Nenhum recrutador avalia um currículo com tanta velocidade a ponto de imediatamente entrar em contato com o candidato. Se isto ocorrer, desconfie, procure obter mais informações para ter a certeza de que se trata de uma vaga real. Neste caso, o objetivo do falsário é obter os dados do candidato, por isso não informe. Essa prática também é um indício de golpe, pois o recrutador geralmente tem em mãos o currículo com todas as informações do candidato.

Direcionamento de cadastro para local desconhecido

Muitas vezes, o cadastro para uma vaga não será feito por um currículo entregue pessoalmente, mas sim por um cadastro realizado em endereço eletrônico específico informado pelo recrutador.  O site ou o link deve direcionar o candidato para um local endereçado com o mesmo nome da empresa recrutadora. Se isso não ocorrer, não coloque seus dados, pois pode ser um local de captação de suas informações pessoais e uma vaga suspeita de algum golpe ou até mesmo de dispersão de vírus para seu computador.

Vagas pouco específicas

Uma vaga sempre estará descrita de forma específica e com detalhes. Ela não pode ser genérica e direcionada para qualquer candidato. Quando isso acontecer, desconfie, pois pode se tratar de um golpe. Neste caso, procure obter mais informações, pedindo esclarecimentos a respeito do que está sendo solicitado.

Pagar pelo processo seletivo

Quando o recrutador informa que você é muito bom para vaga, mas seu currículo precisa de ajustes ou que pode garantir a vaga, mas que tem um custo para fazer um exame específico ou até mesmo um treinamento necessário… fique atento! Estes são indícios de que uma cobrança de valor ou solicitação de depósito serão parte da farsa.

Nenhum serviço será cobrado em um processo do qual você participa como candidato, portanto nestes casos deve-se ficar atento. Os únicos processos que serão pagos são aqueles em que você contrata uma pessoa ou empresa para se recolocar, neste caso o serviço será cobrado pela busca de vaga para você.

Solicitação de informações

Se você enviou as informações para se candidatar a uma vaga por meio de cadastro ou currículo, não faz nenhum sentido o recrutador ou a empresa que está recrutando solicitar seus dados, uma vez que ela já os tem. Neste caso, o golpista está buscando conseguir suas informações para eventuais atuações futuras, portanto não informe nada sem ter a certeza de quem está solicitando.

As informações para um processo seletivo inicial são aquelas que você coloca em seu currículo ou em um site de cadastramento. Somente na sua contratação é que o recrutador vai lhe pedir os documentos e demais comprovantes necessários para o processo.

Carteira assinada de imediato

Qualquer processo seletivo leva um tempo para ser realizado, portanto não há como você ir a uma entrevista de emprego e já sair de lá com a carteira assinada. Se este for o caso, desconfie, pois com certeza é um golpe. Neste caso, normalmente a pessoa lhe solicita um depósito em dinheiro para garantir a tal da carteira assinada. Procure por maiores informações antes de fazer qualquer tipo de depósito e lembre-se: a participação em processos seletivos não é cobrada do candidato. A carteira será assinada na data do início da sua contratação para o trabalho, portanto na fase final do processo seletivo.

Sempre que se candidatar a uma vaga de trabalho, procure verificar todas as informações relativas à mesma antes de enviar seus dados e desconfie quando o processo apresenta algo fora da normalidade. Estes golpes são comuns e muitas pessoas acabam sendo vítimas de fraude, fique atento!

Deixe um comentário

×

Posso ajudar?

×