Apresentação dos Grupos de Práticas 2019

Núcleo Sul

  • Gestão de Pessoas e Tecnologia, com Ivone Rosa

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  • Gestão de Carreira, com Tamara Cruz

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Feira de Santana

 

  • O Poder da motivação, com Keiler Lobo

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  • Inteligência Emocional, com Elaine Ferrucio

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Salvador

  • Empregabilidade e Gestão de Talentos, com Agda Lima

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  • Ideias que Inspiram, com Matheus Caldas​

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  • Gamificação e Aprendizagem corporativa, com Elisabete Mercadante

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  • Coach de Carreira, com Amanda Alcântara

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  • RHTECH, com Fábio Martins

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Professora, Especialista em Gestão de Pessoas e em Neuropsicologia. Formações em Coaching Ontológico, Grupos Multirreferencial, Análise Transacional e Grafologia. Consultora em Desenvolvimento Humano e Coach na RM Consultoria. Profissional com mais de 25 anos de atuação em Gestão de Pessoas, em grandes empresas: Bradesco, Hotéis Transamérica, Federação das Indústrias(SESI/SENAI/IEL/FIEB e CIEB) e Hotelaria Accor. Professora nos Cursos de Aprendizagem do SENAC. Consultoria/Instrutoria para o SEBRAE e SENAC nas
Áreas de Atendimento e Liderança. Coach Ontológico. Trabalhos voluntários na ONG Creser /Núcleo da Mulher e ABRH-BA.

APRESENTAÇÃO:

Observa-se que com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham. São as pessoas que mantêm e conservam o status já existente, e são elas e apenas elas que geram e fortalecem a inovação. São as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. Os seres humanos são a chave do sucesso ou do fracasso das estratégias inovadoras de uma organização. Se os processos e a tecnologia são necessários para transformar uma organização, é importante também lembrar que são as pessoas que dão vida a esses aspectos. Assim como as pessoas, as situações de trabalho diferem de uma organização para outra, de um país para outro e por isso precisamos estar atentos as atuais tendências do mercado e especialmente às pessoas, clientes internos e externos que a compõe.

OBJETIVOS GERAL:

Discutir e ampliar os impactos das mudanças tecnológicas no mercado de trabalho e nos processos

de Gestão de Pessoas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Conceituar RH Digital: Processos e Pessoas.

  • Discutir o Impacto das mudanças tecnológicas nas Organizações (Processos e Pessoas).

  • Trabalhar os desafios da Aprendizagem Corporativa no mundo digital.

  • Capacitar pessoas frente a era da Cultura Digital e Inovação.

  • Apresentar as Novas Soft Skills e como podemos enfrentar os desafios na captação de talentos nas empresas.

  • Estudar a criação de uma cultura de alta performance no novo mundo do trabalho.

  • Explorar os aspectos e impactos da Liderança na era digital.

  • Entender e trabalhar os desafios da liderança: frente às mudanças tecnológicas, a busca de qualidade de vida e felicidade para as
    pessoas.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

Coordenadora  do Grupo de Práticas, Profissional de RH com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Gestão do Departamento Médico e Gestão de Terceiros. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa pela IAENE, Graduada em Psicologia pela UNIFACS – Universidade Salvador.

APRESENTAÇÃO:

O profissional que assume o compromisso de gerenciar sua própria carreira, desde quando inicia no mercado de trabalho, se diferencia dos demais pela maturidade e pela consciência dos próximos passos a seguir, a partir de uma análise criteriosa de contexto, de projeto de vida e de perspectiva de futuro.

Com o passar dos anos, o profissional vai acumulando aprendizagens que passam a funcionar como critérios norteadores do processo decisório referente aos ciclos de trabalho a cumprir na dinâmica do mercado competitivo. Ao assumir o compromisso pessoal da gestão de sua carreira, o profissional consegue sustentar em alta a sua motivação, mesmo em períodos de vale, onde ocorre uma desaceleração no ritmo de trabalho e onde mantém uma rotina pautada em baixa a moderada variação na sistemática de trabalho. Neste caso, o profissional aproveita esse período para intensificar seu autodesenvolvimento, para produzir trabalho intelectual, para compartilhar experiências, para suprir lacunas de conhecimentos em prol de se manter motivado e de galgar novas oportunidades considerando uma perspectiva de futura. Essa postura faz toda a diferença, pois o profissional se posiciona como autor e protagonista de sua própria história, sem ocupar a posição de observador e de crítico comentarista

OBJETIVOS GERAL:

Proporcionar aos integrantes a oportunidade de refletir sobre conceitos práticos e teóricos referentes a Gestão de Carreira, assegurando que as pessoas tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira  com as necessidades organizacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Conceituar a Gestão de Carreira, bem como,  a sua importância no desenvolvimento profissional;

  • Discutir  sobre  as qualificações e habilidades x  trajetória de carreira;

  • Refletir sobre o papel  do líder como catalizador do desenvolvimento de carreira;

  • Discutir sobre os ganhos para a pessoa e para organização.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

 

Palestrante, Coach de Carreira e Lideres, cursando o ensino superior em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Internacional Uninter, High Performance Life Coaching pelo Instituto Coaching Brasil, Líder Empreendedor Coaching pela Brascoaching, Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental pela Solides. Experiência de 12 anos nas áreas de
logística e gestão de pessoas, foi consultor pela HNF Consultoria gerenciando projetos e ações para o crescimento da lucratividade e reduzindo em média 30% os custos da logística.

APRESENTAÇÃO:

Santos Edu (2017, p. 16) afirma que: “Em pesquisa realizada pela Elancers (2016/2017) 67% dos colaboradores reclamam de falta de reconhecimento profissional e insatisfação com o trabalho. Em outro levantamento feito pela Pactive consultoria 77% dos brasileiros já cogitaram em pedir demissão do emprego e mudar de carreira”.

Tendo em vista os aspectos apresentados, é preciso ir mais fundo no que se diz a respeito de motivação, as instituições devem conhecer mais sobre aspectos importantes, como: comprometimento, satisfação, engajamento, necessidades motivacionais, gestão emocional, entre outros. É preciso encontrar o verdadeiro poder da motivação. Pois a mesma é o combustível de qualquer objetivo que temos na vida, com ela chegamos a qualquer lugar, construímos os caminhos, e criamos as oportunidades.  Sendo assim estimulá-la da forma correta é um excelente recurso pessoal e organizacional em busca dos resultados.

OBJETIVOS GERAL:

Estudar o conceitos práticos e teóricos da motivação, investigar o papel do líder no estimulo, desenvolvimento e manutenção da mesma no gerenciamento de equipes, além de compreender as vantagens que essas equipes motivadas podem proporcionar a organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Conceituar a motivação bem como a sua importância;

  • Discutir a diferença entre equipes;

  • Desenvolver técnicas para melhorar a produtividade através da motivação;

  • Discutir fundamentos da motivação;

  • Discutir o papel do líder em manter a sua equipe motivada;

  • Discutir aspectos relacionados ao engajamento;

  • Trabalhar competências necessárias para manter uma equipe motivada;

  • Explorar o poder da motivação;

  • Trabalhar o aumento do comprometimento geral da equipe, realização de metas e objetivos, e foco na solução, e não nos problemas.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

 

MBA em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela Universidade Salvador. Bacharela em Psicologia pela Faculdade Anísio Teixeira (2017) e em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Carreira generalista de mais de 20 anos na área de RH, desenvolvida em empresas de médio e grande porte. Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-comportamental pela UniRuy Wyden e atuação como psicóloga clínica.

APRESENTAÇÃO:

Estamos vivendo em um mundo VUCA, em que prevalece a incerteza, a competitividade e as constantes mudanças. A comunicação ocorre quase que instantaneamente e é necessário estar antenado para ter assertividade. São tantas as informações para processar ao mesmo tempo, que sobrecarregam emocionalmente as equipes de trabalho e, sobretudo, as lideranças. Diante deste cenário, tratar sobre o tema inteligência emocional é prioritário, pois os trabalhadores estão adoecendo, dados evidenciados a partir do aumento dos índices de afastamento por transtornos mentais e psicológicos, com impacto também sobre os resultados organizacionais. O Grupo de práticas em Inteligência emocional propõe um estudo sistematizado sobre as emoções e a oportunidade de instrumentalizar os participantes para lidar com o stress, inspirar equipes emocionalmente inteligentes e engajadas e, consequentemente, atingir melhores resultados.

OBJETIVOS GERAL:

Aprendizado a partir de estudos dirigidos, vivência e troca de experiências, com objetivo de compreender a importância da inteligência emocional na condução de equipes e analisar as práticas atuais das empresas em relação ao tema, considerando o cenário atual, em que antigos paradigmas estão sendo substituídos por novos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Compreender sobre as emoções e funcionalidades;

  • Tratar sobre a importância do Autoconhecimento, autoconfiança e autodomínio;

  • Estudar as emoções no contexto de mudanças organizacionais e o futuro do
    trabalho;

  • Debater o tema gestão de conflitos e aprimorar técnicas para lidar com a crise;

  • Trabalhar o tema engajamento nas equipes

 

APRESENTAÇÃO:

O mercado de trabalho está cada vez mais veloz e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que está em constante mutação. Situações como crise, recessão, o fechamento de postos de trabalho, a queda de contratações via CLT, a globalização, indústria 4.0, Transformação Digital, empreendedorismo, tudo isso se apresenta em um momento de transição em que é fundamental para o profissional buscar um novo modelo de carreira que o prepare para as demandas atuais e futuras. Discutiremos essas mudanças, quer seja fora da empresa (empregabilidade) ou dentro dela (gestão de talentos).

OBJETIVOS GERAL:

Proporcionar aos integrantes da ABRH-BA a oportunidade de interagir com as mais diversas formas de melhorar sua atratividade ao mercado e como implementar melhorias no processo de contratação de profissionais compreendendo as vantagens e desvantagens que essas tecnologias podem proporcionar, bem como a busca por inovações que possam ser aproveitadas nas suas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Apontar as principais tendências de empregabilidade mais modernas e como a gestão de talentos pode ser cada vez mais estratégica.

  • Discutir o uso de ferramentas para melhoria da empregabilidade.

  • Avaliar os impactos causados pela pelo descuido da empregabilidade.

  • Discutir soluções e inovações que possam agregar à construção de um novo perfil profissional.

  • Analisar estudos de caso com gestores diferenciados do mercado.​

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

Fundadora e Diretora Geral da Talento.RH- Executive Search & Outplacement, Psicóloga pela Universidade Paulista - UNIP/SP, Coach formada pela SLAC (Sociedade Latina Americana de Coaching) com vivência na área de Desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações. Elaboração e Implantação de Projetos de Gestão de Pessoas; Avaliação de Potencial –Assessment Center; Executive Coaching; Executive Search, Programa de Outplacement para Profissionais Especializados e Executivos, Consultoria em Processos de Diagnose e Intervenção, através da Talento.RH. Palestrante nas áreas de Carreiras Executivas, Comportamento Organizacional  Empreendedorismo e Inovação, Sensibilização à Mudança, em diversas empresas. Fundadora IBEF BA (2017), VP Pessoas, membro da ABRH BA. Parceira operacional e de Negócios da Career Center- SP

 

Administrador pela Universidade do Estado da Bahia com pós-graduação em andamento Gestão de Pessoas e Relações Trabalhistas pela Wyden | Ruy Barbosa; entendeu no fim da graduação o seu propósito: ajudar pessoas. Hoje, inclusive, atua com Gestão de Pessoas na Prefeitura Municipal de Salvador, fundou O Movimento Salvador Pela Educação e é Organizador do TEDxRioVermelho desde 2016.

APRESENTAÇÃO:

O TED surgiu na Califórnia em 1984 e o seu início é muito diferente ao formato que temos hoje. A extensa variedade de temas era consolidada em apenas três: Tecnologia, Entretenimento e Design. Mas o TED era muito mais. E Chris Anderson, o curador e dono da marca, observou esse potencial de desenvolvimento e desde 2002 renovou o conceito que fez surgir o famoso “modelo TED de palestras”. Conhecido socialmente como uma possibilidade de apresentação ao público, o TED nos ensina que conseguimos contar histórias de uma forma simples, causando atração e engajamento do público que se conecta com o orador. O grupo de práticas em “Ideias que inspiram” busca implementar nos gestores e profissionais de RH uma nova perspectiva na comunicação social, seja em palestras, reuniões ou conversas. O momento de fala é uma oportunidade de espalhar uma ideia em que se acredita. E sabendo se comunicar de forma efetiva, grandes resultados podem ser alcançados no âmbito pessoal e profissional, dentro de qualquer realidade de trabalho.

OBJETIVOS GERAL:

Desenvolver uma estratégia objetiva e inspiradora de compartilhamento de ideias para ser aplicada em conversas, reuniões ou palestras com o intuito de facilitar a comunicação dessas ideias em qualquer âmbito social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Conhecer o método de formato de palestra TED

  • Conhecer a metodologia StoryTelling

  • Aprimorar conhecimentos em oratória

  •  Desenvolver e construir linha mestra sobre ideias.

  • Aprimorar argumento através da linha mestra​

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

 

Designer educacional, há mais de 20 anos atuando com programas de aprendizagem corporativa. Idealizadora e co- autora do livro Educação Corporativa em 7 passos: Guia Prático com a metodologia do SESI Bahia para Programas de Educação Corporativa, Ed. Qualitymark. Vivenciou experiências em empresas nacionais e multinacionais; industrias, educacionais e do terceiro setor; tendo elaborado metodologias e programas de desenvolvimento com diferentes finalidades, sendo o eixo principal o protagonismo do aprendiz. Administradora pela PUC/RJ, especialista em Gestão do Desenvolvimento e Responsabilidade Social e especialista em Saúde e Segurança do Trabalho ambas pela UFBA. Certificada na metodologia Lego Serious Play, pela Strategic Play Brasil; em Dinâmica dos Grupos e Relações Humanos e em Psicogrupo, ambas pelo CDG/PE. Possui formação em Educação em Valores Humanos, pela Fundação Peirópolis/SP, em Gestão de Projetos pelo SENAI e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FCAP/PE.

APRESENTAÇÃO:

Com o cenário cada vez mais dinâmico, a demanda por novos aprendizados e em pouco tempo tem se intensificado. Não cabe mais, dentro do mundo corporativo, formações longas, extensas e com foco em conteúdo. A aprendizagem precisa fazer sentido, ser ágil, favorecer conexões e permitir que o aluno seja protagonista do seu desenvolvimento. Neste cenário, as metodologias ativas aparecem como tendências da educação corporativa em diversos artigos. A gamificação se destaca nesta lista, por permitir maior engajamento, ganho de tempo e efetividade no processo educacional. Neste grupo de práticas iremos refletir, pesquisar e compartilhar experiências sobre como estruturar um game visando dinamizar e otimizar o tempo da aprendizagem corporativa além de potencializar o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais. O percurso do grupo será construído seguindo a filosofia do conteúdo just in time. A partir da bagagem de cada integrante e das questões que forem se formando, os caminhos do aprendizado e os conteúdos necessários serão identificados e buscados de forma colaborativa e coletiva. Serão utilizadas metodologias que facilitem a aprendizagem em grupos, como o Lego Serious Play, Design Thinkink e jogos.

OBJETIVOS GERAL:

Compreender os elementos que compõe um jogo empresarial e como utilizar estratégias de gamificação com foco na aprendizagem corporativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Alinhar conceitos sobre metodologias ativas e jogos / gamificação

  • Compreender os elementos necessários para construir a mecânica de um jogo com foco em aprendizagem corporativa

  • Refletir sobre como realizar um CAV (ciclo de aprendizagem vivencial) efetivo

  • Compreender os passos necessários para a avaliação de resultados de uma solução educacional gamificada​

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

 
 

Assistente Social pela Universidade Católica de Salvador com pós-graduação em Administração em Recursos Humanos; Formação em Eneacoaching pelo Instituto de Eneacoaching de Lisboa e Coaching Integrado pelo ICI- Integrated Coaching Institute, Master Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística, Formação em Eneagrama (método autoconhecimento) pelo Instituto Shalom (Lisboa e Brasil), facilitadora Certificada pela LEGO® SERIOUS PLAY®. Experiência de 25 anos como executiva de RH em organizações como Ambev, Gafisa e Dasa. É sócio-diretora da SIC Gestão em RH, está a frente de projetos que sensibilizam, instruem e constroem sistemas e subsistemas de Recursos Humanos. Tem como principal foco o desenvolvimento humano.

APRESENTAÇÃO:

Na era da busca dos resultados exponenciais é importante traçar rotas de discussão sobre métodos que apoiem e alavanquem organizações visando alto desempenho de suas equipes. O papel do Rh deve ser o de incentivador do desenvolvimento de potencialidades e gaps. Um novo mindset deve ser criado para disrupção de métodos convencionais de desenvolvimento humano. O desenvolvimento de competências dos profissionais dentro da organização é uma tarefa constante, volátil e complexa. Importante que os profissionais de RH reflitam e reconheçam a importância de um processo metodológico para apoio no desenvolvimento responsável e criterioso da carreira dos profissionais nas organizações. O planejamento de carreira e identificação de gaps e de potencialidades precisam ser repensados. O grupo de práticas em “Coaching de Carreira: um novo mindset nas organizações” busca disponibilizar uma prateleira de recursos para facilitar a prática pelos gestores e profissionais de RH na construção do planejamento, treinamento e desenvolvimento de equipes e profissionais. Importante refletir e adaptar métodos de Coaching, metodologias ativas de treinamento e desenvolvimento, metodologias ágeis, tecnologia etc., para o desenvolvimento humano e para se obter os resultados esperados da dinâmica organizacional.

OBJETIVOS GERAL:

Conhecer as técnicas, métodos e estratégias do Coaching que fortalecem as carreiras, sejam elas horizontais ou verticais dentro das organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Conceituar aplicação prática de método de engajamento do profissional com sua
    carreira.

  • Estruturar etapas de planejamento e execução de treinamento e
    desenvolvimento;

  • Estruturar métodos de educação corporativa e seus impactos;

  • Discutir sobre tratativas por níveis de performance e envolvimento;

  • Refletir e discutir sobre transparência organizacional no plano de carreira;

  • Conhecer instrumentos e técnicas disponíveis para o processo de treinamento e
    desenvolvimento;

  • Discutir sobre as práticas de mercado nacionais e internacionais que envolvem
    desenvolvimento individual e coletivo;

  • Discutir a dicotomia das avaliações de potencialidades e do autoconhecimento;

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

 

Graduado em Ciência da Computação, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração Estratégica. Atua como Consultor, Professor e Palestrante há 17 anos nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Processos, Gestão de Projetos, Gestão de TIC, Gestão Financeira e Gestão do Conhecimento aplicado ao desenvolvimento eGestão de Pessoas. Atualmente exerce a função de professor nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Administração, Engenharia, Gestão de Pessoas e Sistemas de Informação e também como Diretor de Negócios da PROJEK CONSULTORIA, empresa especializada em Gestão do Conhecimento aplicada à Universidades Corporativas.

APRESENTAÇÃO:

O fato de que o desenvolvimento dos Recursos Humanos é crucial para o sucesso de uma empresa é consenso até mesmo entre especialistas. Em muitas empresas, porém, desviar o foco das atividades burocráticas e voltá-lo a ações realmente estratégicas ainda é um grande desafio. Para vencê-lo, a utilização da tecnologia na gestão de pessoas tem sido uma grande aliada. E você, já conhece as vantagens da utilização de ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas? Sabe como elas podem ajudar seu RH a se tornar realmente estratégico?

OBJETIVOS GERAL:

Proporcionar aos integrantes da ABRH-BA a oportunidade de interagir mais profundamente com os impactos e aplicações da tecnologia na Gestão de Pessoas, compreendendo as vantagens e desvantagens que essas tecnologias podem proporcionar , bem como a busca por inovações que possam ser aproveitadas nas suas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a ser validado no primeiro encontro do grupo)

  • Apontar as tendências do mercado tecnológico.

  • Discutir o uso de ferramentas e suas aplicações.

  • Avaliar os impactos tecnológicos na produtividade.

  • Discutir soluções tecnológicas aplicadas ao porte e
    segmento de cada negócio.

  • Analisar estudos de caso do uso da tecnologia a gestão
    de pessoas.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS:

Patrocinador de Gestão Diamante

Patrocinadores de Gestão Bronze

Patrocinador de Gestão Ouro

Agência Oficial

Locais:

Salvador: Rede FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciência

Avenida Luís Viana Filho, 8812 - Paralela, Salvador - BA.

Feira de Santana: Sesi - Feira de Santana

Rua Gonçalo Alves Boaventura, s/n, - Alto do Cruzeiro, Feira de Santana - BA.

 

Itabuna: FTC - Itabuna

Praça José Bastos, 55 - Osvaldo Cruz, Itabuna - BA.

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