Movimento cultural “OUTUBRO ROSA por Patrícia Rosa”



O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O evento OUTUBRO ROSA 2016 por Patrícia Rosa terá como ponto alto uma exposição de arte a ser realizada no Foyer do Cine Teatro da Casa do Comércio no SESC/BA, onde artistas convidados irão expor obras produzidas especialmente para o movimento, portanto, cada uma delas tem o câncer de mama como tema. Apresentado o mote, a linguagem e criatividade ficaram por conta de cada artista convidado.

“Tive a ideia de iniciar este movimento, em Salvador, em 2015. O principal objetivo é alertar a população – por meio da expressão artística – para a importância da prevenção do câncer de mama. “ – nos conta Patrícia Rosa, idealizadora, realizadora e curadora do projeto.

A abertura da exposição será dia 04 de outubro de 2016 às 19 horas e as obras expostas estarão à venda e parte da renda obtida será doada para a entidade NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, dirigido pela Sra. Romilza Medrado.

“Considero que não se trata apenas de mais uma exposição, mas de um envolvimento maior com a causa câncer de mama. ” – Diz Patrícia Rosa.

Além da exposição no foyer da Casa do Comércio em Salvador, o evento contará também com outras manifestações artísticas em parceria com eventos culturais que estarão acontecendo na cidade, como shows e peças de teatro, com grupos como As Ganhadeiras de Itapuã, parcerias com cuidados com a beleza da mulher, etc. A ideia, com esta iniciativa, é ampliar o raio de abrangência do movimento, espalhando-o por pontos diferentes da cidade aumentando assim o público atingido.

Com o apoio do Grupo baiano CAM, acontecerá uma pocket exposição de 3 a 5 dias durante o mês de outubro, no Mercado do Rio Vermelho e outra de 20 dias no Shopping Barra - vernissage dia 03 de outubro -. Essas mostras fazem parte de uma campanha com atividades educativas sobre o câncer de mama do CAM.

A palestrante, educadora e consultora em gênero Terezinha Barros ministrará a palestra “Câncer de Mama: Cuidando do Feminino, Trilhando no Feminismo, dia 20 de outubro no Auditório da Defensoria Pública – ingresso papel toalha interfolha -.

O jornalista, escritor e poeta Fernando Coelho fará uma Noite de Autógrafos quando lançará na Bahia a “Coleção Poeta Fernando Coelho” no dia 27 de outubro como encerramento das atividades do “OUTUBRO ROSA por Patrícia Rosa”, sendo parte da renda das vendas revertidas para o movimento cultural.

É a arte uma forma criativa de chamar a atenção para uma das doenças mais preocupantes deste século, mas que pode ser prevenida e até curada, desde que as mulheres sejam bem orientadas. A arte envolve, contagia, intriga, suscita questionamentos e é através disso que OUTUBRO ROSA 2016 por Patrícia Rosa quer se pautar! Fazer as pessoas pensarem o câncer de mama por meio da arte!

São 48 artistas de diversos estados brasileiros que, a convite de Patrícia, decidiram se unir ao movimento, emprestando seus nomes e trabalhos para contribuir com a causa. São eles: Adenilse Romana, Adriana Soares, Alba Sampaio, AyReuter, Andrés Papa, Andreza Pires, Anna Georgina, Antônio Carlos Rebouças, Aulio Sayão Romita, Bruna, Carmen Freaza, Cecília Menezes, Denise Colaferro, Dina Garcia, Dora Reuther, Ed Ribeiro, Edith Rizzo, Eliede Alves, Elisabeth Sekulic, Evaldo Oliveira, Flávia Taiano, Fred Svendsen, Gilberto Dias Filho, Graça Ramos, Goya Lopes, Guidha Cappelo, Iza Guimarães, Kátia Cunha, Leon Santos, Lilian Morais, Linda Cortes, Litho Silva, Lucia Lyra, Luiz Pimenta, Luis Lopes, Luiz Pereira, L. Folgueira, Marcia Magno, Marcos Rodrigues, Moisés Miranda, Nanja Brasileiro, Neiva Rodrigues, Nena Marlene Kirchersch, Ruy Garcez, Sergio D'Almeida, Thelma Ferraz, Viga Gordilho, Waldo Robatto, Washington Arléo, Zélia Mendonça,

Patrícia Rosa é Curadora de Arte e Empreendedora Cultural. Natural de Vitória/ES, Patrícia fixou residência em Salvador/BA na década de 80, onde fez faculdade de Administração de Empresas na UCSal e de Belas Artes na UFBA, fato que foi decisivo na definição da sua carreira no universo das artes. Desde sempre se identificou com a curadoria de arte, atividade que passaria a se dedicar integralmente a partir dos anos 2000.

Em seu currículo como curadora, destacam-se eventos de relevância, como a 1ª Biennale Del Dialogo Dei Castelli Della Gera D’Adda, realizada na Lombardia/Itália, onde atuou como Coordenadora pela Eclettica Brasil/Itália; o 1º Leilão de Arte em prol dos Animais Necessitados – uma causa animal que abraçou com todas as suas forças em 2014 -; a 5ª Edição do Intercâmbio Cultural ARTEXPO Salvador-Bahia na Casa do Benin, no Pelourinho e a itinerância da 5ª Edição do Intercâmbio Cultural ARTEXPO Itália-Salvador-Bahia realizada no Museu Eugênio Teixeira Leal, também no Pelourinho. Destacam-se também em seu currículo a Espozicione Internazionale D’Arte per il Dialogo Multiétnico; a exposição realizada no Consulado Geral do Equador em Milão/Itália, também pela Eclettica Brasil/Itália além de curadorias individuais, ao longo desses anos, de artistas locais.


225 visualizações

Av. Tancredo Neves, nº 3343. Salvador/Bahia.

Tel. (71) 3341-0877
Whatsapp. (71) 99901-3360
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
Afiliada à

© 2019, ABRH-BA, Todos os direitos reservados.

1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg.