A vez do talento feminino




As características mais conhecidas das mulheres são exatamente as que mais ajudam no sucesso empresarial. É o que aponta o presidente da ABRH-BA, Cezar Almeida. “A gente brinca que a mulher consegue prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo e o homem a uma só. Hoje, essa comunicação fragmentada é uma necessidade de quem recebe e-mail, WhatsApp e atende ao telefone”, exemplifica. Para ele, isso é algo muito parecido com o que a mulher já era acostumada, historicamente: cuidar dos filhos, das tarefas do lar, trabalhar fora e dar conta de tudo. “Brincadeiras à parte, é uma habilidade fundamental”, completa.

Para a presidente do Leme, Marla Cruz, a mulher consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo porque é mais detalhista. “A mulher tem sensibilidade para perceber o que não está tão às claras, algo que está além das palavras, está no comportamento. O homem raramente consegue isso”.

O presidente da ABRH defende que pelo menos três características tipicamente femininas são importantes em uma empresa moderna: a valorização dos relacionamentos, a capacidade de criar conexões emocionais e a facilidade de comunicação. “A empresa não precisa ser formada só por mulheres. O que defendo é que estas características sejam valorizadas independente do líder. A empresa tem que ter cérebro de mulher”, propõe.

No que diz respeito aos relacionamentos, ele aponta que as empresas de maior sucesso apostam alto neste requisito, tanto com trabalhadores quanto com fornecedores e clientes. “Sobre o lado emocional, as mulheres têm este lado talvez mais desenvolvido. É uma qualidade que já foi subjugada nos negócios, mas hoje se vê a importância das conexões emocionais”. Por último, sobre a comunicação, Almeida ressalta que há um estereótipo sobre as DRs (discussões de relacionamento). “Isso nada mais é do que necessidade de se comunicar. As organizações vencedoras fazem DRs com seus funcionários e consumidores”.

Veículo: Jornal Correio


0 visualização

Av. Tancredo Neves, nº 3343. Salvador/Bahia.

Tel. (71) 3341-0877
Whatsapp. (71) 99901-3360
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
Afiliada à

© 2019, ABRH-BA, Todos os direitos reservados.