Ana Cláudia Athayde, diretora regional da ABRH, fala sobre documentos necessários na admissão de tra


O candidato deve ordenar tudo para evitar qualquer problema no momento da contratação À procura de um emprego, eis que surge uma oportunidade. Depois da aprovação na seleção, agora é só assinar o contrato. Errado. A falta de documentos atualizados pode fazer com que o selecionado perca o posto. Por isso, antes de concorrer a qualquer emprego, o candidato deve ordenar tudo para evitar qualquer problema no momento da contratação. “É fundamental que cada trabalhador tenha todos os documentos em dia, e que ele vá para a admissão já com duas cópias de cada”, orienta a diretora da regional nordeste da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Ana Claudia Athayde. Exemplo: o que fazer se, no dia do contrato, você não encontra o título de eleitor? O prazo de retirada do documento é de até 15 dias úteis. Segundo Ana Cláudia, nem toda empresa está disposta a esperar tanto tempo. “Hoje em dia, o processo é muito mais detalhado e a maioria das empresas busca celeridade. Elas não querem enrolação”. É preciso, também, estar atento aos documentos exigidos para cada cargo e função. Em caso de emprego com possibilidade de viagens, ter o passaporte em dia é básico. Assim como a carteira de habilitação específica (CNH) para motoristas. Documentos obrigatórios:


Carteira de Trabalho (CTPS) Para a solicitação, são necessários original e cópia do RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, CPF, título de eleitor e CNH. O serviço pode ser requerido nos postos do SineBahia nos SACs. São até 15 dias úteis para a entrega do documento; RG: Para retirar o RG é necessário original e cópia da certidão de nascimento ou de casamento, CPF e foto 3x4. O prazo de entrega é de 10 a 15 dias úteis. O serviço pode ser feito nos postos do SACCPF.

Para solicitar, é necessário RG e título de eleitor. O serviço pode ser feito no SAC ou no site da Receita Federal. Entregue na horaCarteira Nacional de Saúde

O número do cartão do SUS pode ser impresso no link: www.portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/Título de Eleitor. Os documentos necessários são original e cópia do RG e comprovante de residência. O serviço é realizado nos postos do SAC ou na sede do TRE (CAB). Entrega em 15 dias úteis; Comprovante de Residência: Pode ser de contas de água, luz ou telefone fixo. Em caso de moradia compartilhada, o candidato deve fornecer o contrato de aluguel e uma declaração de próprio punho dele para comprovar a residência; Certificado de Reservista: É obrigatório apenas para homens. Para retirar, é necessária a cópia do RG e uma foto 3x4 com rosto e orelhas aparentes. O documento pode ser solicitado nos postos do SAC.

Fonte: Correio


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