Seminário Conexões terá programação aberta ao público com palestras, painéis, oficinas e workshop



O inventor argentino de 22 anos, Gino Tubaro, dará palestra e comandará oficina durante o seminário Conexões (Divulgação / Acervo Pessoal)

Evento vai acontecer no dia 27 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Senai-Cimatec, em Piatã

A programação do seminário Conexões, que acontece no dia 27 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã), já está confirmada e, além das palestras no turno da manhã, também terá cinco atividades na parte da tarde, divididas entre duas oficinas, dois painéis e um workshop. O simpósio é o último evento do ano do Fórum Agenda Bahia e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/.

A programação do simpósio Conexões atenderá a todos os públicos e manterá o formato já consagrado de misturar palestras e atividades práticas. Segundo a curadora de conteúdo do Fórum Agenda Bahia, Rachel Vita, a ideia é que as conferências pela manhã sirvam de inspiração para as práticas e dinâmicas propostas no turno oposto.

Conferencistas máster na abertura do evento, o especialista em gestão, estratégia e liderança, Oscar Motomura, e o jovem inventor argentino, Gino Tubaro, também vão comandar, respectivamente, um workshop e uma oficina.

Oscar Motomura, na parte da manhã, vai abordar o tema Liderança Integrativa e a Viabilização do Impossível, mostrando de que forma é possível superar equações de difícil solução e integrar organizações e a própria sociedade a partir do uso criativo da tecnologia. E, durante o workshop da tarde, utilizará o ‘baralho de tendências’ do Grupo Amana-Key para possibilitar aos participantes a construção de cenários futuros, a partir da fusão de áreas aparentemente desconectadas mas que, observando bem, tem relação entre si.

Na sequência das palestras matutinas, Gino Tubaro, sócio da Atomic Lab, irá contar como foi o processo de desenvolvimento das próteses para pessoas amputadas, que ele criou a partir da tecnologia das impressoras 3D, barateando o custo das peças. Para atender crianças que haviam perdido as mãos, ele desenvolveu próteses em formato de super-heróis. E, à tarde, junto com a atleta de paratriathlon na categoria PT3, Adriele Silva, o argentino vai conduzir uma oficina com o tema Inovação Transformando Vidas. Nessa atividade, os dois vão mostrar como a inovação favorece os experimentos dele e a experiência dela como paratriatleta biamputada e que compete em nível internacional utilizando próteses de última geração.

Tecnologia a serviço das pessoas

Além da atividade com Gino Tubaro e Adriele Silva, a outra oficina do seminário Conexões será conduzida pelo consultor e especialista em Gestão Integrada de Organizações Fábio Rocha. Com o tema Mindset digital - a mudança de mentalidade das pessoas e das organizações, a oficina vai demonstrar que, para além da tecnologia, a mentalidade das pessoas e das empresas precisa evoluir e se reconfigurar, inclusive com a reinvenção de competências e o estímulo à inovação nos ambientes colaborativos.

Ao longo da tarde, ocorrerão ainda dois painéis. Marcela Sabino, diretora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a baiana Cybele Amado, presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) vão comandar o primeiro, com o tema Novas Conexões. Enquanto Marcela mostrará a nova forma de fazer moda usando sensores, biotecidos e impressão 3D, Cybele abordará o impacto da era da informação no aprendizado das novas gerações, discutindo o conceito de ‘Crianças 5D’ e a relação entre ética, inovação e conhecimento.

O outro painel programado para a tarde, Revolução Blockchain: como essa tecnologia vai mudar os negócios, os governos e as pessoas, trará o engenheiro e mestre em administração, Carl Amorim, em uma apresentação sobre a tecnologia que permite, por meio de criptografia, a agilização de operações complexas de forma segura, pública e sem burocracia. O blockchain possibilita que a tecnologia empodere o cidadão, que passa a ter acesso à informação em todos os níveis, da procedência dos alimentos vendidos no supermercado às redes corporativas e à fiscalização das doações para campanhas políticas.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.

Serviço:

O quê: Seminário Conexões - Fórum Agenda Bahia 2017 Quando: Dia 27 de setembro, das 8h às 18h Onde: Na sede do Senai-Cimatec, na Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã Como participar: As inscrições são gratuitas, pelo site

www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/

Fonte: Correio


0 visualização

Av. Tancredo Neves, nº 3343. Salvador/Bahia.

Tel. (71) 3341-0877
Whatsapp. (71) 99901-3360
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
Afiliada à

© 2019, ABRH-BA, Todos os direitos reservados.