Compliance, domínio das emoções e inovação permeiam o debate no Congresso da ABRH Bahia



Temas que estão bastante presentes no dia a dia do gestor de pessoas animaram o público que acompanhou os debates no salão principal do 13º Congresso da ABRH Bahia na tarde da última quinta-feira (25). Compliance, domínio das emoções, inovação e o futuro do ser humano no mundo das coisas foram abordados pelos palestrantes.

No painel “Compliance: Por que é necessário falar sobre isso”?, diferentes profissionais que lidam diretamente com o tema compartilharam suas experiências de implantação de programas de integridade e a geração os benefícios que este tipo de programa traz para as companhias.

José Guimarães, mediador do painel e presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) apontou que os profissionais não devem enxergar a compliance como uma tarefa a mais, mas como algo como agrega valor. “A compliance não vem para punir ninguém, vem para educar. O gestor se depara todos os dias com dilemas éticos desde simples a complexos. E o compliance vem como uma resposta a isso”, apontou.

Priscila Carneiro, compliance officer do Grupo TPC, apontou que há uma demanda do próprio mercado pelo investimento em integridade, que as empresas que tem a ética como um princípio em seus negócios estão buscando se relacionar com companhias que caminhem nesta mesma direção. Ela ainda acrescentou o papel social do tema. “Você vai fomentar a ética e a integridade. Não se trata apenas de cumprir a lei e fazer o que é certo. A gente consegue permear uma cultura que vai muito além do ambiente do trabalho”, destacou.

Emoções

Abordando a importância do domínio emocional para uma carreira bem-sucedida o escritor e CEO da Hatlas - uma escola de líderes focada em cultura e performance corporativa - Louis Burlamaqui pontuou as principais mudanças e desafios com que os gestores terão que lidar com o advento da Revolução 4.0 e do mundo exponencial.

“A liderança não vem da posição, ela vem de um lugar de contribuição. Como você consegue fazer as coisas acontecerem sem necessariamente ter autoridade?

Se conhecimento, habilidade e atitude fossem suficientes nós só teríamos líderes fantásticos”, exemplificou. Segundo Burlamaqui teremos que mudar nosso mindset, que foi treinado no mundo antigo, para o mundo novo. Uma das habilidades mais importantes será a de aprender a desaprender e a reaprender.

No mesmo sentido, os integrantes do PAINEL “Inovar pra quê” pontuaram que é fundamental desenvolver a capacidade de abrir a cabeça e se adaptar às mudanças que estão em curso. “O mundo exponencial tem essa velocidade que atropela a gente. A gente vive hiperconectado. Não adianta fazer cara feia para a mudança porque ela vai acontecer”, pontuou Thiago Mota, fundador da Novo Expediente. Ele acrescentou ainda que a inovação é fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Ainda no mesmo painel, o CEO do Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes pontuou que um olhar para a diversidade pode ser a chave para essa inovação. “A inovação perpassa várias camadas na vida, só precisamos olhar o nosso redor. A diversidade não é mais um tema político, mas econômico”, apontou, exemplificando uma pesquisa da MIT que concluiu que empresas que apostam na diversidade tem uma melhor performance. Ele mostrou alguns negócios que surgiram a partir das necessidades das pessoas negras, como toucas de natação para pessoas com dreadlocks e tranças, e a marca Laboratório Fantasma, de moda com a estética do Hip Hop.

O CONGRESSO

Contemplando várias atividades simultâneas (entre gratuitas e restritas a inscritos), o 13° Congresso da ABRH Bahia acontece nos dias 25 e 26 de outubro no Bahia Othon Palace, das 8h às 18h.

Abordando o tema “Pessoas e Organizações em um Mundo Exponencial, reuniu cerca de 600 congressistas e de 800 visitantes no primeiro dia.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI:

https://www.abrhba.org.br/13ocongresso

#13Congresso #ABRHBRAHIA

6 visualizações

Av. Tancredo Neves, nº 3343. Salvador/Bahia.

Tel. (71) 3341-0877
Whatsapp. (71) 99901-3360
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
Afiliada à

© 2019, ABRH-BA, Todos os direitos reservados.

1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg.